CGTP-IN Assinala o Dia Internacional da Paz

A CGTP-IN saúda o Dia Internacional da Paz que se comemora no próximo dia 21 de Setembro sob a égide da Organização das Nações unidas e reitera a sua firme determinação em contribuir para a Paz no Mundo.  A CGTP-IN, nesta data importante para a humanidade, exorta o Governo Português a adoptar políticas consequentes com os preceitos da Constituição da República Portuguesa.

Comunicado à Imprensa  n.º 049/08

 

 

CGTP-IN ASSINALA O DIA INTERNACIONAL DA PAZ

 

  

 

A CGTP-IN saúda o Dia Internacional da Paz que se comemora no próximo dia 21 de Setembro sob a égide da Organização das Nações unidas e reitera a sua firme determinação em contribuir para a Paz no Mundo.

 

Para os trabalhadores e para os povos, a Paz é condição essencial para que estes possam alcançar uma vida digna e a plena assumpção dos direitos políticos, sociais e económicos.

 

Fácil é constatar que este desiderato está longe de ser alcançado. Em diversas regiões do globo conflitos persistem e agravam-se .Assistimos a um novo e perigoso reforço dos arsenais militares, à instalação de novas armas nucleares, a uma escalada de ameaças à Paz.

 

E porque a Paz não é só a ausência de guerra o aumento das desigualdades à escala planetária e dentro de cada país; a cada vez mais desigual e profundamente injusta distribuição da riqueza criada, o aumento da fome, da pobreza, da necessidade de que milhões de seres humanos sejam obrigados a imigrar em condições desumanas para poderem satisfazer as suas necessidades mais elementares, são, em si mesmo, factores potenciadores de conflitos e de instabilidade.

 

No entanto, o que constatamos é que a NATO, enquanto bloco político-militar que Portugal integra se tem vindo a expandir, arrogando-se o direito de intervir onde e quando os interesses das grandes potências, nomeadamente os EUA, estiverem ou considerem eles que estão em causa.

 

A CGTP-IN, nesta data importante para a humanidade, exorta o Governo Português a adoptar políticas consequentes com os preceitos da Constituição da República Portuguesa.

 

Por um mundo de Paz, Progresso e Justiça Social.

 

 

DIF/CGTP-IN

Lisboa, 18.09.2008