Edições da CGTP-IN

comunicacaoA comunicação sindical da CGTP-IN. » Uma comunicação eficaz para sindicatos fortes
Download do Livro

O Departamento de Comunicação Social da CGTP-IN, ao abrigo do POPH, elaborou um estudo que contou com a colaboração de dois investigadores do ISCTE, Professor Doutor José Rebelo e o Professor Doutor Rui Brites, com o objectivo de determinar a forma como os portugueses, em geral, e os trabalhadores sindicalizados nos sindicatos filiados da CGTP-IN, em particular, recebem as informações e as comunicações da Central, como as interpretam e o que delas retêm.

poderGuião de boas práticas para difundir com maior eficácia a actividade sindical
Download do Guião

O presente guião de boas práticas para difundir com maior eficácia a actividade sindical dirigido a quadros sindicais, surge enquadrado num conjunto de necessidades identificadas pelo grupo de trabalho (coordenado pelo Dept. Com. Social e Rel. Públicas da CGTP-IN) que reuniu dirigentes sindicais, académicos, jornalistas e técnicos de comunicação e do qual resultou uma análise muito objectiva sobre os défices de utilização das mais básicas técnicas de comunicação e de relacionamento com jornalistas que facilitam uma superior difusão da informação sindical junto da comunicação social.

No seguimento das observações e troca de opiniões do grupo de trabalho, a programação e realização do II Colóquio "O Poder da Comunicação Social – Informação ou manipulação?" que, trouxe a análise e critica de profissionais da área, sobre o estado de situação dos media, bem como a relação destes com as estruturas sindicais, foi o culminar de um processo de reflexão sobre estas matérias, uma mais valia que em muito contribuí para a produção deste guião prático, capaz de fazer abordagem pedagógica e corrigir as insuficiências identificas.