2 de Março –Concentração Nacional Juntos Pela Mudança de Políticas

Centenas de autocarros e largas dezenas de milhar de trabalhadores são esperados em Lisboa para esta afirmação de unidade e de luta, nacional, que reunirá trabalhadores e população de todo o país, dos vários sectores, do privado e do público, e das várias regiões, incluindo das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

Comunicado de Imprensa n.º 09/07

 

2 DE MARÇO –CONCENTRAÇÃO NACIONAL
JUNTOS PELA MUDANÇA DE POLÍTICAS

 

Ano após ano, novos sacrifícios têm sido impostos à população e aos trabalhadores, com a promessa de um futuro melhor. Contudo, a vida continua a piorar para quem trabalha.

 

A destruição, passo a passo, de direitos sociais e laborais, dos postos de trabalho e dos serviços públicos, em paralelo com a destruição do sector produtivo e o enriquecimento escandaloso dos detentores do poder económico e financeiro, sem que se resolvam os reais problemas do país, constitui o resultado das políticas adoptadas pelos sucessivos governos nos últimos anos.

 

Esta tendência é reforçada, no plano laboral, com a tentativa de implementação das teses do Livro Verde da EU que, com a flexisegurança, pretende promover os despedimentos sem justa causa, precarizar as relações de trabalho, acentuar o modelo de baixos-salários e de uma mão-de-obra pouco qualificada e atacar os direitos e a contratação colectiva.

 

É neste contexto que, amanhã, dia 2 de Março, a CGTP-IN promove a realização de uma grandiosa manifestação sob o lema Juntos pela Mudança de Políticas.

 

Centenas de autocarros e largas dezenas de milhar de trabalhadores são esperados em Lisboa para esta afirmação de unidade e de luta, nacional, que reunirá trabalhadores e população de todo o país, dos vários sectores, do privado e do público, e das várias regiões, incluindo das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

 

Tal como em 12 de Outubro de 2006, os trabalhadores responderão afirmativamente a este apelo da sua Central Sindical, não obstante as pressões e boicotes por parte do patronato, com ameaças e estratagemas de dissuasão, que não farão, tal como não fizeram no passado fazer desistir os trabalhadores de participar em mais esta grande iniciativa de protesto.

 

Com concentrações previstas para os Restauradores (sector Administração Pública) e Saldanha/CIP (sector privado), os trabalhadores farão percursos com destino à Assembleia da República, enchendo as ruas de protesto e indignação por estas políticas e reafirmando a justeza das suas causas e das suas reivindicações, afirmando bem alto o seu desacordo e a sua disponibilidade para a luta, Juntos pela Mudança de Políticas.

 

 

 

 

DIF/CGTP-IN

Lisboa, 2007-03-01

 

 

 

Partidas, entre outras:

 

- Porto (casa Sindical, junto a Campanhã), a partir das 08.00 horas – contacto João Torres 9917896742

- Coimbra (Av. Fernão Magalhães), a partir das 8 – contacto António Moreira 968040845

 

Intervenções previstas:

 

- Ana Avoila, membro da Executiva da CGTP-IN e da Frente Comum, nos Restauradores, às 15.00 horas;

- Amável Alves, membro da Executiva da CGTP-IN, no Saldanha, às 15.00 horas

- Célia Lopes, membro da Executiva da CGTP-IN e coordenadora da Interjovem e Manuel Carvalho da Silva, Secretário-geral da CGTP-IN, às 17.15 horas

 

 

Nota: os trabalhadores da Pereira da Costa farão amanhã, pelas 10.00 horas uma concentração em são Bento na esperança de um encontro com o gabinete do Sr. Primeiro Ministro para dar conta dos seus 5 meses a resistir